Skip to content

Manutenção de balanças 

Manutenção de Balanças

As balanças são instrumentos fundamentais para diversos segmentos da indústria e comércio, laboratórios e outros locais que dependem da medição adequada e pesagem para manter sua linha de produção e trabalho de rotina funcionando.

No entanto, nem todas as pessoas percebem a importância da manutenção de balanças até que estas comecem a apresentar problemas que comprometem todo o trabalho do setor e até da empresa. Veja mais informações e saiba como evitar que as balanças tenham seu funcionamento comprometido.

Quais setores utilizam balanças?

As balanças são instrumentos muito utilizados em diversos segmentos do comércio e indústria, no entanto, poucas pessoas percebem sua importância para bons resultados e para o próprio desenvolvimento do trabalho e da produção.

Alguns exemplos de setores que necessitam de balanças para o trabalho de forma fundamental é a indústria automobilística, que necessita verificar o peso de peças e do próprio veículo ao final da produção.

Outros setores que utilizam muito de balanças são os laboratórios de análise. Isso ocorre porque no trabalho é necessário pesar pequenas quantidades de materiais e substâncias de forma mais exata possível, o que só ocorre graças à presença de balanças muito sensíveis e que precisam estar bem calibradas.

manutenção de balanças também se faz presente em setores do agronegócio, em indústrias de diversos produtos e em hospitais e consultórios que necessitem da medição através de instrumentos.

Como é realizada a manutenção de balanças?

A manutenção em balanças é extremamente necessária, já que esses instrumentos são utilizados de forma contínua em diversos setores da economia. É a manutenção correta que garante o bom funcionamento dos equipamentos, por isso, é item fundamental a ser realizado de forma periódica.

Os dois tipos principais de manutenção de balanças são a manutenção preventiva e a corretiva. Saiba as principais características de cada uma delas:

  • Manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser feita periodicamente, com frequência estabelecida a partir da medição de riscos, que pode ser feita com a ajuda de uma empresa especializada em manutenção de balanças.

Esse tipo de manutenção é ideal para manter o bom funcionamento constante dos equipamentos e impedir erros de medição que podem comprometer seriamente o andamento do trabalho e a margem de lucros da empresa.

Durante a manutenção preventiva, a balança é completamente desmontada e é realizada a limpeza interna, além da verificação da necessidade de substituição de peças. A balança sai da manutenção com os ajustes realizados e adequada para o correto funcionamento!

  • Manutenção corretiva

Essa manutenção é realizada quando a balança apresenta defeitos, erros de medição ou quando deixa de funcionar. Não deve ser o tipo de manutenção escolhida como regra, já que quando é necessária já há algo errado com a balança.

As empresas que fazem manutenção preventiva adequadamente necessitam menos de intervenções corretivas em seus instrumentos, no entanto, defeitos acontecem e pode ser necessário consertar sua balança.

As empresas que prestam serviços de manutenção e conserto de balanças precisam estar certificadas pelo órgão estadual de pesos e medidas. No caso de São Paulo, o órgão é o IPEM, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo. A NTS é autorizado pelo IPEM para reparo e conserto em balanças até 100000kg.

manutenção de balanças é feita de forma periódica para prevenir distorções de resultados e impede problemas graves de substituição de produtos e até multas ou intervenções em auditorias internas e externas.

Uma ótima ideia para quem deseja contratar serviços de alta qualidade em calibração e manutenção de balanças é procurar a NTS Calibração e acessar todos os serviços que estão à sua disposição.

A NTS é especializada na manutenção e conserto de instrumentos de medição, oferecendo funcionamento adequado e certificado para suas balanças!

Pedido de Orçamento!