Skip to content

Calibração de Instrumentos

Calibração de Instrumentos

Os instrumentos de medição de massa são também conhecidos como balanças e fazem parte do serviço essencial de muitos locais que precisam pesar quantidades muito pequenas de materiais ou mesmo garantir o peso correto para a fabricação de produtos em linha de produção.

No entanto, a calibração de instrumentos é fundamental para que a balança seja confiável, e em decorrência dela, todo o restante do processo. Saiba mais como funciona a calibração e qual a importância dela para o bom funcionamento das balanças!

No que consiste a calibração de instrumentos?

A calibração de instrumentos nada mais é do que a garantia de que a balança está pesando os produtos sobre elas colocados corretamente. Embora pareça algo complexo, a calibração nada mais é do que a comparação da medição da balança com um objeto de massa padrão.

A massa padrão consiste somente em um objeto que se sabe possuir determinado peso. Por exemplo, um objeto que pesa 500 gramas é colocado sobre a balança e a verificação é feita a partir do que ela está indicando.

É comum que com o decorrer do uso as balanças fiquem fora de parâmetros, por isso é indicado que os ajustes necessários e a calibração de instrumentos seja feita de forma periódica, sobretudo para balanças analíticas, semi analíticas e de precisão.

Entre as diversas vantagens de calibrar adequadamente seus instrumentos, podemos citar:

  • Análise correta dos resultados

Se a medição de sua linha de produção estiver incorreta, a análise dos lucros também estará, portanto, a calibração de instrumentos é uma forma de manter as análises de lucro e de custos confiáveis e com valores reais.

  • Garantir o trabalho dentro das normativas

As empresas que trabalham com balanças podem ser multadas caso estejam com esses instrumentos com erros de medição que importem em fraude ao consumidor. Essas multas podem acontecer tanto por auditorias e denúncias, quanto pela apreensão de produtos fora dos valores indicados em rótulos.

  • Resultados válidos na pesagem

As margens de erro permitidas para balança, que decorrem do funcionamento normal e da própria limitação dos instrumentos, é determinada legalmente. Assim, a calibração de instrumentos garante que os resultados de sua pesagem sejam válidos e confiáveis, tanto internamente quanto para consumidores.

  • Atestar a validade de exames laboratoriais

Os exames laboratoriais dependem de uma infinidade de substâncias e reagentes que precisam ser pesados com maior exatidão possível. Se as balanças do laboratório não estiverem devidamente calibradas e com certificação, os exames laboratoriais podem não apresentar resultados reais.

  • Apontar quais balanças não possuem mais condições de uso

Somente na etapa de correção de erros dos instrumentos, que ocorre durante a calibração de instrumentos, é possível saber que uma balança não apresenta mais condições de uso e que deve ser substituída ou reparada e ajustada corretamente.

O ideal é que, além da calibração periódica, as balanças passem por manutenção preventiva para que tenham uma vida útil maior e para que o trabalho realizado durante o tempo de uso seja o melhor possível.

Quando calibrar as balanças?

A frequência da calibração de instrumentos deve ser estipulada de acordo com os riscos de erros e os impactos desses erros para o trabalho. Quanto maiores os riscos, menores os intervalos para a calibração. O ideal é consultar uma empresa especializada em calibração e fazer um acordo para manutenção periódica.

Uma excelente sugestão é contatar a NTS Calibração e contar com o serviço de calibração de instrumentos de uma empresa preparada e que oferece excelência na prestação de serviços e manutenção em instrumentos de medição. Confira o site da NTS e confira todos os serviços oferecidos com qualidade única e especializada!

Pedido de Orçamento!