Skip to content

Calibração com Certificado Rastreável ao SI – Sistema internacional de Unidades

Calibração com certificado rastreável ao SI – Sistema internacional de Unidades

A calibração de balanças e demais instrumentos é processo essencial para o bom funcionamento desses instrumentos de medição que são essenciais para o trabalho de diversos setores da economia.

No entanto, existe uma modalidade específica de calibração que merece atenção especial! Saiba o que é a calibração com certificado rastreável ao SI e quais os benefícios que ela pode oferecer ao seu negócio!

O que é a calibração com certificado rastreável?

Esse tipo de calibração funciona quando a empresa que realiza o procedimento mantém sua metodologia rastreável ao SI deixando a adequada a possíveis auditorias que a empresa proprietária das balanças possa sofrer.

A calibração com certificado rastreável ao SI é realizada com apoio de métodos que são chamados fechados, já que são desenvolvidos pela própria empresa que oferece o serviço de calibração. É um procedimento que exige a demonstração de validade de todas as metodologias utilizadas.

No Brasil e no mundo todo, esse tipo de calibração é definido pela normativa NBR ISSO/IEC 17025 e obrigatoriamente deve observar o que está estabelecido na norma, incluindo as metodologias aceitas ou não.

Quais as vantagens da calibração rastreável?

Uma calibração com certificado rastreável ao SI implica que essa calibração deve ser rastreada a uma das unidades correspondentes no Sistema Internacional de Unidades, ainda que as metodologias de calibração sejam fechadas, ou seja, desenvolvidas pela empresa.

Receber o certificado de calibração com a devida rastreabilidade ao SI – Sistema Internacional de Unidades comprovada é a garantia de que o serviço de calibração de suas balanças é confiável, assim como os resultados obtidos nas pesagens e, consequentemente, na produção que é feita utilizando esses instrumentos, implicando obviamente que uma análise critica dos resultados expressos no certificado de calibração de acordo com um critério de aceitação pré-estabelecido com base no impacto que eventuais diferenças encontradas pode causar na qualidade do produto ou processo como um todo.

Em casos de farmácias de manipulação, laboratórios e indústrias, esse certificado pode ser o diferencial fundamental para a qualidade do trabalho e garantia de resultados.

Todos os certificados de calibração precisam apresentar dados como: Identificação completa do instrumento calibrado, padrões utilizados com referência possibilitando a rastreabilidade ao SI, a data em que o instrumento foi calibrado, quem é o técnico responsável pelo serviço, condições variáveis como clima, umidade e temperatura, nos resultados obtidos deve constar a média dos resultados , a incerteza da medição encontrada.

Como é feita a calibração rastreável?

A calibração com certificado rastreável é realizada visando garantir à empresa proprietária dos instrumentos de medição a confiabilidade da calibração que foi realizada na balança e demais instrumentos. Isso é feito comparando os testes feitos com o instrumento em questão com um padrão escolhido, que pode ser compatível com um padrão nacional ou internacional.

Por isso esse tipo de calibração recebe o nome de rastreável, já que é possível encontrar através de sua certificação, a medida comparativa no Sistema Internacional de Unidades.

Qual a periodicidade da calibração?

A periodicidade que a calibração com certificado rastreável deve ser realizada varia muito de acordo com o uso do instrumento, a partir de um item chamado de fator de risco. Esse fator pode ser definido entre a empresa prestadora do serviço de calibração e a empresa proprietária do instrumento.

O fator de risco é calculado a partir da definição do risco existente em resultados imprecisos e em erros decorrentes da falta de calibração ou defeitos no instrumento. Quanto mais alto o fator de risco, que também depende do tipo de uso que é feito pela balança e/ou demais instrumentos, mais frequente deve ser a calibração. Importante salientar que a periodicidade não pode ultrapassar o tempo mínimo estabelecido em normativas e regulamentos técnicos, por exemplo as farmácias de manipulação estão sujeitas ao estabelecido pela RDC de acordo com a ANVISA.

Onde realizar calibração com certificado rastreável?

Se você deseja obter certificado rastreável ao SI para a calibração de seus instrumentos pode optar pelos serviços da NTS Calibração. A NTS oferece serviço de calibração com certificado rastreável ao Sistema Internacional de Unidades para balanças de 1 mg a 100 000 kg e para pesos padrão entre 1 mg até 20 kg.

Além da calibração com certificado rastreavel ao SI, a NTS ainda oferece calibração com selo de acreditação RBC, sendo acreditada pelo CGCRE ( Coordenação Geral de Acreditação ) , para balanças de 1 mg até 5000 kg sob o número CAL0493. Acesse hoje mesmo o site e confira todos os serviços oferecidos pela NTS.

Pedido de Orçamento!